Celso Mojola
um lugar de música e ideias
Pesquisar no site: 

Publicado em: 07/01/2011

Ser músico é ser feliz

Por Celso Mojola

Discurso de Paraninfo da Turma de Bacharelado em Música proferido na cerimônia de Colação de Grau realizada em 21 de dezembro de 2010 na Faculdade Cantareira (São Paulo).  
 
Exmos. Integrantes da Mesa, Ilustres Professores, Senhoras e Senhores, Caríssimos Alunos,  
 
Estar hoje aqui, na condição de Paraninfo da Turma de Música, me dá muita honra e alegria. Traz, porém, alguma preocupação. Pois é esperado que eu expresse algum conselho, uma última palavra de estímulo aos formandos. Tentando encontrar essa palavra, passei a recordar os momentos vividos com estes alunos.  
 
Como professor encontro-me em uma posição privilegiada, porque tenho a oportunidade de ministrar disciplinas no primeiro e no último semestre do curso. Nessa condição recebo os alunos assim que ingressam na Faculdade de Música. Aprendo a conhecê-los, e eles igualmente aprendem a me conhecer. Esses dois primeiros semestres nem sempre são fáceis, mas com diálogo e convivência os resultados vão sendo alcançados.  
 
Retorno a lecionar para esses mesmos alunos somente dois anos depois, exatamente nos últimos semestres. Dois anos constituem bastante tempo na vida de um universitário, de modo que ao reencontrá-los eles estão muito diferentes.  
 
O que mais me alegra nesse processo é observar como os estudantes incorporam os conhecimentos. Tornam-se mais maduros e passam a ter uma visão mais aprofundada do fazer artístico. Música deixa de ser unicamente uma atividade lúdica e individual e torna-se uma ciência com profunda repercussão na sociedade.  
 
Para se construir solidamente um grande castelo é necessário juntar, pacientemente, tijolo com tijolo. O Bacharel em Música sabe, mais do que ninguém, que as grandes conquistas são obtidas no dia a dia. A prática do instrumento tem de ser realizada incessantemente; uma grande performance é o resultado de muitos anos dessa atividade cotidiana. O estudo, neste caso, não termina com a conclusão deste curso universitário. Ao contrário – seria mais correto afirmar que começa agora!  
 
A profissão de músico é uma atividade belíssima, relacionada com os aspectos mais positivos da vida. Enriquece espiritualmente o ser humano e agrega valor cultural à sociedade.  
 
O que eu gostaria de dizer aos que se formam hoje? Apenas que reflitam sobre estas questões. Durante a vida profissional muitos problemas irão surgir e nem sempre as coisas acontecem conforme o planejado. O fundamental é manter-se fiel aos princípios artísticos, técnicos e éticos que foram estudados ao longo da graduação.  
 
Ser músico é ser feliz, e transmitir essa felicidade aos outros.  
 
Muito sucesso a todos os formandos da Música!

Esse artigo segue as leis de direitos autorais. Permitida a divulgação com a citação de autoria.



.: Mais Artigos :.


Copyright desde 2004 - Celso Mojola. Todos os direitos reservados.
Design by ON-LINE PLANETS